Leonardo projetou a ponte sob o patrocínio de Cesare Borgia. O desenho deste projeto está incluído no Codex Atlanticus, Folii 69 AR, 71 V. Não requer pregos ou cordas para segurá-lo juntos, pois a ponte é autoportante, e é realizada usando elementos de madeira.
A maioria das pontes desenhadas por Leonardo datam dos primeiros anos após sua chegada a Milão em 1482. A Ponte Autoportante é certamente a mais engenhosa por sua simplicidade construtiva e estrutural. Trata-se, de facto, de uma estrutura constituída por vigas simples de secção circular para serem montadas sem necessidade de fixações ou juntas de encravamento.
![]() |
diagrama da ponte de Leonardo da Vinci |
![]() |
imagem via: Pinterest |
Uma vez montada, o peso da ponte deve ser suficiente para exercer a pressão necessária para que as vigas longitudinais possam bloquear as transversais no local fechando como uma tesoura, evitando assim que a estrutura desmorone. Quanto maior a pressão na parte superior da ponte, maior a sua estabilidade.
Referências:
- Museu Leonardo (https://www.leonardo3.net/en/l3-works/machines/1355-self-supporting-bridge.html) Acesso em: 26 de agosto de 2022.
- Bucolo, M.; Buscarino, A.; Famoso, C.; Fortuna, L.; Gagliano, S. Automation of the Leonardo da Vinci Machines. Machines 2020, 8, 53. https://doi.org/10.3390/machines8030053
0 Comentários